domingo, 17 de agosto de 2008

História

Em breve o blog Futmesa Express contará a história do futebol de mesa caxiense, conseqüentemente do futebol de mesa do Rio Grande do Sul e brasileiro, resumida em cinco capítulos divididos em anos 60, 70, 80, 90 e 2000. Para isso acontecer serão resgatadas informações do arquivo pessoal de Luiz Ernesto Pizzamiglio, além de valiosas contribuições de Adauto Celso Sambaquy.

Aproveitando o momento, Sambaquy um dos fundadores da LCFM e também um dos idealizadores da Regra Baiana, atual regra brasileira, informa que em 1970 Jorge Compagnoni, representando Caxias do Sul no 1º Campeonato Brasileiro realizado em Salvador, terminou em 3º lugar com seu Vasco da Gama, e outro caxiense como já registrado, Airton Dalla Rosa, terminou na 4ª colocação.

Oque poucos sabem é que em 1970 e 1971, foi disputado também o campeonato brasileiro por equipes paralelamente com o brasileiro individual, com a LCFM (Liga Caxiense de Futebol de Mesa) obtendo a 4ª colocação em 1970 (Sambaquy, Walmor Medeiros e Angelo Slomp) e a 5ª colocação em Recife 1971 (Sambaquy, Rudy Vieira e Mário Ruaro).

Nenhum comentário: