domingo, 24 de agosto de 2008

Década de 60 - O Início

A Liga Caxiense de Futebol de Mesa - LCFM foi fundada em abril 1965 por Adauto Celso Sambaquy, Vanderlei Duarte, Marcos Zeni, Almir Manfredini, Sylvio Puccineli e Deodato Maggi entre outros, na Faculdade de Ciências Econômicas de Caxias do Sul, tendo como primeiros associados a turma do Recreio Guarany, que contava com Airton Dalla Rosa, Nelson Prezzi, Almir Manfredini, Angelo Slomp e Jorge Compagnoni. O primeiro presidente foi Sambaquy, e a sede era na AABB.

O primeiro Campeonato Caxiense foi realizado em 1963, antes mesmo da fundação da liga, sendo disputado até 1966 na regra gaúcha. Isso porque em 1966 ocorreu em Caxias do Sul no Colégio Nossa Senhora do Carmo o Campeonato Estadual, sendo um grande sucesso aliás, mas o mais importante foi que naquele campeonato se decidiu sobre a unificação das regras gaúcha e baiana.

Então em 1967 devido a um esforço conjunto de Sambaquy, Gilberto Ghizi então presidente da Federação Riograndense de Futebol de Mesa, Ademar, Oldemar Seixas, Roberto Dartanha e Nelson Carvalho foi criada a Regra Brasileira de Futebol de Mesa, em Salvador na Bahia.

Finalmente em 1967 era realizado o primeiro Campeonato Caxiense nos padrões da Regra Brasileira, com as mesas de dimensões maiores e na modalidade lisos, padrão utilizado até hoje em Caxias, tendo como campeão Rubem Shumacher.

Devido ao apoio da Federação Riograndense de Futebol de Mesa à unificação das regras, o pessoal que jogava a regra gaúcha não gostou muito, Gilberto Ghizi foi então destituído do cargo, havendo um racha no futebol de mesa gaúcho.

Vale ressaltar que em Caxias do Sul desde que surgiu a regra brasileira sempre se jogou na modalidade lisos, mesmo com os cavados surgindo com muita força ao final da década de 70, talvez isso explique a grande afinidade Caxias x Bahia na década de 70, e as grandes colocações a nível estadual e nacional nesta década.

Em breve história da década de 70 !

Nenhum comentário: