domingo, 14 de dezembro de 2008

Década de 90 e anos 2000 - Ressurgimento

Depois de quase 10 longos anos parado, o futebol de mesa ressurge em Caxias no ano de 1997, com o nome de Associação de Futebol de Mesa Caxias - Afumeca, isso graças a Vanderlei Duarte, que com o apoio de Renan Guizzo, Carlos Alberti e Ricardo Borges, ressuscita o futebol de mesa até então desativado em Caxias do Sul.

Vanderlei e estes apaixonados pelo futmesa alugam uma sala na Avenida Rosseti passando inúmeras dificuldades no início, apenas para desfrutarem o prazer de jogar botão.

Após 2 anos, já com a volta de antigos sócios como Luiz Pizzamiglio, Airton Dalla Rosa, Marcos Zeni, Nelson Prezzi, Luis Alberto Gazzola, Clóvis Baixas, Luis Segatto, Eduardo Isler e alguns novos nomes como, Aramis Segatto, Paulo Dias, Gilberto Winkler, João Lionço, Lourenço Alves, Fernando Casara, Daniel Pizzamiglio, Alexandre Prezzi, Rogério Prezzi entre outros, é realizado o primeiro campeonato com um número expressivo de sócios, já na sede da Rua Garibaldi, campeonato este vencido por Luiz Ernesto Pizzamiglio, que aliás também venceria o caxiense daquele ano de 1999.

Neste período o futebol de mesa ainda se reestruturava em Caxias do Sul, havia uma tímida renovação, que mais tarde viria com força com a chegada de Daniel Maciel para a associação no início dos anos 2000.

Anos 2000

Passados quase quarenta anos desde a fundação da LCFM em Caxias, o grupo de associados começa a atravessar um período natural de renovação. Além dos filhos dos sócios, Daniel Pizzamiglio, Alexandre Prezzi e Rogério Prezzi surge uma nova safra de associados no início dos anos 2000, com a presença de Ednei Torresini e mais tarde de Daniel Maciel trazendo seus primos Mário Jr. e Paulo Rodrigues, sem contar com novas idéias e ambições.

O primeiro passo para renovação e crescimento proposto por Maciel após muita insistência e alguma resistência de alguns mais conservadores, foi a filiação da agora Associação de Futebol de Mesa Caxias do Sul na FGFM. Mas existia outro problema, Caxias sempre jogou liso, e no estado só se jogava cavado, foi aí que surgiram pessoas importantíssimas para a volta do liso no estado, André Marques, Cláudio Schemes, César Keunecke, Breno Kreuzner entre outros.

O próximo passo agora era evoluir no jogo novamente, e foi através das integrações promovidas com o pessoal do Grêmio de Porto Alegre , além de dar a cara a bater nos estaduais experimentais de lisos que Caxias voltou ao cenário estadual.

Em 2006 era o ano da volta do liso no estado, após o sucesso de alguns torneios realizados como termômetro, chegava a hora do liso ressurgir com força, e Caxias como não podia deixar ser mais justo ficou com a tarefa de organizar o I Estadual de Lisos, que foi um sucesso. O resultado na mesa também foi um sucesso, Daniel Pizzamiglio obteve o ótimo vice-campeonato.

Enquanto internamente o equilíbrio prevalecia nas competições, em campeonatos externos Caxias começava a se destacar. Além do vice estadual de Pizzamiglio, Daniel Maciel tinha sido 3º colocado no centro-sul em Pelotas 2007, além da participação em dois brasileiros de pelo menos sete associados diferentes, acrescentado experiência aos atletas.


O nível de jogo estava muito bom em casa, mas faltava um título externo, então Daniel Pizzamiglio depois de 33 anos traria o estadual novamente para Caxias do Sul.

Oque resta agora é manter a sociedade trazendo novos associados, além conseguir chegar ao nível de disputa de títulos nacionais, assim como era nos anos 70, colocando a Afm onde ela merece.


Com esta matéria está finalizado o resumo da história do futebol de mesa em Caxias, que se confunde com o futmesa gáucho e brasileiro.

Você poderá reler todas as matérias a partir de agosto de 2008 com a reportagem inaugural sobre anos 60, além de setembro com os anos 70, e novembro com anos 80. Vale a pena conferir.

Foto I Estadual de Lisos 2006: em pé (Vanderlei, P. Rodrigues, A. Prezzi, Maciel, Mário, D. Pizzamiglio, Zart), agachados (Emerson, Ednei, Casara, Gomes, Rodrigo). Cedida gentilente por Alexandre Prezzi.

Um comentário:

D. Maciel disse...

Parabéns Pizza!!!
Ótima matéria!!!
Obrigado pelas citações, um grande abraço!
D. Maciel