domingo, 14 de setembro de 2008

Década de 70 - Período de Glórias

Época até hoje nunca igualada em termos de conquistas e resultados expressivos fora de Caxias do Sul, feitos obtidos através da grande qualidade técnica e também da integração e amizade entre atletas caxienses com botonistas de outros estados, principalmente os baianos, explicando com isso os grandes resultados obtidos na década.

A nível nacional o destaque maior ficou com Marcos Barbosa, vice campeão brasileiro em 1978 no Rio de Janeiro, perdendo a finalíssima para Jomar Moura da Bahia, mas não foi só, Jorge Compagnoni e Airton Dalla Rosa conseguiram 3º e 4º lugares respectivamente no campeonato brasileiro de Salvador em 1970, isso sem esquecer do 4ª colocação no extinto campeonato brasileiro por equipes em Salvador 1970 (Sambaquy, Walmor Medeiros, Ângelo Slomp) e da 5ª colocação também por equipes em 1971 (Sambaquy, Rudy Vieira, Mario Ruauro), brasileiro este disputado no Recife.

No estado, total destaque para Airton Dalla Rosa, que além de obter o 4º lugar no estadual de Canguçú em 1973, foi o grande campeão gaúcho em 1975, fazendo uma final caxiense contra Marcos Barbosa na cidade de Jaguarão.

Só para ressaltar, todos os resultados citados foram obtidos com times de botões liso.

Apesar das conquistas, em 1976 a Liga Caxiense de Futebol de Mesa é fechada, ficando até 1981 desativada.

T
ambém nesta década começava a despontar um grande botonista, Luiz Ernesto Pizzamiglio que terá alguns de seus feitos relatados na matéria sobre a década de 80 em outubro.

3 comentários:

Osmar disse...

Quem são os dinossauros na foto??
Abraço aos amigos da AFM.

D. Pizzamiglio disse...

Osmar, só identifico três dos dinossauros.
Da esquerda para direita, o 2º com a camisa da Ponte Preta, Marcos Zeni, joga até hoje com o mesmo time, o 3º Sambaquy com a camisa do Grêmio Esportivo Flamengo, atual SER Caxias, e o 5º com a camisa do Vasco da Gama Luiz E. Pizzamiglio, antes de se tornar Santa Cruz-PE.
Os outros dois alguém sabe?

Osmar disse...

Só o Dinossauro Wanderlei deve saber resolver esta equação...hehe
Abraço