sábado, 18 de julho de 2009

Estão abertas as inscrições para a participação dos associados no 31º Campeonato Caxiense de Futebol de Mesa, principal competição do ano da AFM Caxias.

Os interessados tem até o final de julho para informar o nome e a equipe com que disputarão a competição, que começará em agosto terminando no final de novembro.

Disputado desde 1965, o Campeonato Caxiense com certeza é uma das competições mais antigas e tradicionais de futebol de mesa do Brasil.

O Caxiense como é carinhosamente chamado começou a ser disputado nos moldes da regra gaúcha (1963, 1964, 1965 e 1966), tendo como primeiro campeão Marcos Lisboa (G.E. Flamengo, antigo SER Caxias).

Rubem Shumacher (Fluminense - RJ) em 1967 foi o primeiro Campeão Caxiense com os padrões da regra brasileira, sendo que à partir deste ano até os dias atuais o campeonato é disputado na modalidade lisos.

Salvo exceções o Caxiense quase sempre foi disputado em turno e returno, sendo campeão aquele que atingir mais pontos ao final da competição.

O maior vencedor de todos os tempos é Luiz Ernesto Pizzamiglio com o Santa Cruz de Recife, 10 vezes campeão, sendo 6 vezes em sequência.

Daniel Pizzamiglio, é o atual campeão da 1ª divisão, e Luciano Carraro o atual campeão da 2ª divisão.

Nenhum comentário: